Immigration Law Office of Joseph Alain Moro | Call (720) 432-3720 | Send a Message
Open/Close Menu Immigration Law Office of Attorney Joseph Alain Moro

Applying for DACA? New Applications Must Now Be Accepted, Federal Judge RulesCentenas de milhares de pessoas sem status de imigração que vieram para os Estados Unidos quando eram crianças agora podem se qualificar para solicitar DACA e autorizações de trabalho.

DACA, ou “Ação Diferida para Chegadas de Crianças”, é uma política que permite que algumas pessoas que vieram para os EUA quando eram crianças recebam um período renovável de dois anos de proteção contra deportação e uma permissão de trabalho para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

O programa começou em 2012, mas foi suspenso em 2017. Em junho de 2020, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a suspensão era ilegal, mas até agora não estava claro o que isso significava para os novos candidatos ao DACA.

Hoje, o juiz Paul Grimm, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Maryland, proferiu uma decisão sobre um caso relacionado ao DACA, Casa de Maryland v. Dep’t of Homeland Security.

A decisão do juiz federal citou a decisão da Suprema Corte sobre a DACA no mês passado em Dep’t of Homeland Sec. v. Regents of Univ. of California.

A Suprema Corte dos EUA decidiu que o processo do governo ao suspender o DACA em 2017 era “arbitrário e caprichoso”, portanto a suspensão não era válida.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), a agência encarregada de decidir as petições de imigração, emitiram um comunicado criticando a decisão da Suprema Corte de junho de 2020.

A declaração oficial do USCIS, escrita pelo vice-diretor de Política de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA, Joseph Edlow, e publicada na seção de notícias do site da agência, chamava o DACA de ilegal e um “programa de anistia” sem “nenhuma base na lei”.

Dada esta declaração oficial do USCIS, muitos candidatos potenciais ao DACA e seus advogados não tinham certeza se o USCIS processaria renovações do DACA ou aceitaria novos pedidos, apesar da decisão do Supremo Tribunal.

De fato, na data desta decisão do tribunal federal em 17 de julho de 2020, o site do USCIS ainda afirma que “não está aceitando solicitações de indivíduos que nunca receberam ação diferida do DACA”.

No caso de Maryland, o juiz Grimm decidiu que “a rescisão da política do DACA é VAGA e a política está restaurada para seu status anterior a 5 de setembro de 2017”.

Immigration Lawyer Joseph Alain MoroOs novos candidatos ao DACA agora podem apontar para a decisão do juiz Grimm, juntamente com a decisão da Suprema Corte de junho de 2020, para mostrar ao USCIS por que o governo agora deve aceitar seus pedidos.

De acordo com os requisitos do USCIS , os candidatos ao DACA não poderiam ter crimes ou condenações criminais graves em seu registro. Eles devem ter menos de 31 anos de idade em 15 de junho de 2012; devem ter chegado aos EUA antes de seu 16 º aniversário; e devem ter residido continuamente nos EUA desde 15 de junho de 2007. Eles precisam ter um diploma do ensino médio, GED, estar atualmente matriculado na escola ou ser um veterano das forças armadas dos EUA. Os novos candidatos ao DACA e os que renovam seu status de DACA devem pagar uma taxa de US $ 495 ao USCIS ou obter uma isenção da taxa.

Em agosto de 2018, o USCIS estimou um número de quase 700.000 destinatários do DACA nos Estados Unidos. No seu auge, cerca de 800.000 foram inscritos no programa, mas pelo menos 40.000 posteriormente ajustaram o status e receberam green cards. Muitas outras pessoas que estavam no programa tiveram renovações rejeitadas ou deixaram seu status expirar sem renovar.

Antes da suspensão do programa DACA, em 5 de setembro de 2017, o USCIS emitiu autorizações de trabalho e enviou documentos de viagem em liberdade condicional aos destinatários do DACA. Com base na decisão do juiz Grimm e na recente decisão da Suprema Corte, esses processos também devem ser restaurados como existiam anteriormente. Esses documentos permitem que as pessoas inscritas no programa DACA trabalhem legalmente nos Estados Unidos e viajem para o exterior e sejam readmitidas nos Estados Unidos. Em certos casos, a inscrição no DACA também pode ajudar a permitir que pessoas sem status legal recebam green cards baseados em casamento e em família que normalmente não se qualificariam.

Não está claro por quanto tempo estará aberto o processo de se candidatar ao DACA. Se o governo implementar um processo válido que esteja em conformidade com a lei, poderá encerrar o DACA novamente no futuro.

Os possíveis candidatos ao DACA que desejam se candidatar ou renovar seu status não deveriam esperar até que seja tarde demais.

 

Immigration Lawyer Joseph Alain MoroJoseph Alain Moro é advogado de imigração e proprietário da Moro Legal, LLC, uma advocacia fundada em Denver, Colorado. Joe ajuda pessoas de todo o mundo a obter vistos, green cards e cidadania americana para viver o sonho americano.
Para obter mais informações, 
entre em contato com a Moro Legal, LLC e agende uma consulta com o advogado .
Telefone: 
+1 (720) 432-3720 . E-mail: joseph@morolegal.com

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Disclaimer: The information on this website is made available by Moro Legal, LLC, for informational purposes only and should not be considered legal advice. You should consult an attorney for legal advice regarding your individual situation. We welcome your calls, emails, and letters. Contacting us does not create an attorney-client relationship. As a matter of policy, Moro Legal, LLC, does not accept a new client without first investigating for possible conflicts of interests and obtaining a signed retainer agreement. Please do not send any confidential information to us until an attorney-client relationship has been established. Moro Legal, LLC owner and managing attorney Joseph Alain Moro is admitted in CO & NM.
Privacy Policy